VOCÊ SABE QUAL A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS MATEMÁTICOS NA APRENDIZAGEM?




Olá professor, tudo bem?

Você sabe qual a importância dos Jogos Matemáticos na aprendizagem?

Na educação escolar a criança deve brincar e interagir com os demais, pois neste momento da brincadeira a criança se desenvolve e constrói seu conhecimento.

A utilização de atividades lúdicas na matemática e de materiais concretos é totalmente relacionada ao desenvolvimento cognitivo da criança, obtendo assim resultados surpreendentes em sala de aula.

Mas para o professor, é fundamental compreender a importância dessa atividade, e também saber escolher os jogos de acordo com cada criança ou turminha.

Pensando nisso vamos falar sobre a importância dos jogos matemáticos e o que contribui para a aprendizagem, além de uma dica muito legal de atividade!

Boa leitura!

NÃO É SÓ UMA “BRINCADEIRA”, ENTENDA A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Na educação escolar a criança deve brincar e interagir com os demais, pois neste momento da brincadeira a criança se desenvolve e constrói seu conhecimento do mundo, aumentando sua capacidade mental e facilitando na melhoria de um bom desenvolvimento na matemática.

A utilização de atividades lúdicas na matemática e de materiais concretos é totalmente relacionada ao desenvolvimento cognitivo da criança.

O jogo e a brincadeira permitem ao aluno criar, imaginar, fazer de conta, funciona como laboratório de aprendizagem, permitem ao aluno experimentar, medir, utilizar, equivocar-se e fundamentalmente aprender.

Além das inúmeras características que são desenvolvidas pelos jogos e brincadeiras dentro da sala de aula na disciplina de matemática, como: autonomia, além disso, é desenvolvido outro fator muito importante que são as estratégias e os problemas que são impostos pelos alunos durante os jogos.

E também é muito importante para o desenvolvimento social, pois existem alunos que se “fecham”, tem vergonha de perguntar sobre determinados conteúdos, de expressar dúvidas, a matemática se torna um problema para eles.

Assim, percebemos um grande desafio matemático com inúmeras possibilidades a serem analisadas e muitas estratégias a serem desenvolvidas.

Mas para que isso aconteça, o educador precisa de um planejamento organizado e um jogo que incite o aluno a buscar o resultado, ele precisa ser interessante, desafiador. 

Há de se refletir que alguns conteúdos específicos da matemática não possuem relação com a ideia de serem aplicados utilizando jogos, mas de certa forma promovem um senso crítico, investigador, que ajuda na compreensão e entendimento de determinados tópicos relacionados ao ensino da Matemática.

Por isto todos os jogos devem ser escolhidos e preparados pelo docente com muito cuidado para levar a criança a adquirir conceitos matemáticos de importância, que estimulem a resolução de problemas e principalmente não esquecendo de respeitar as condições de cada comunidade, levando conteúdos aprendidos pelas crianças para a realidade de cada um deles.

E são através dos jogos que podemos promover na criança o seu desenvolvimento humano, pois se classifica como atividade livre, trabalhando assim diferentes formas no aluno como.

Jogos funcionais - Consiste na exploração do corpo através dos sentidos. Possibilita a evolução da motricidade;

 Jogos de ficção - Configura-se pelo faz-de-conta, e as situações imaginarias, é neste      momento que surgem as imitações de personagens de sua interação social; 
 Jogos de aquisição - Acontece desde muito cedo, é como a criança vai aprendendo e adquirido conhecimento, noção da vida a partir do que vê e ouve;
 Jogos de fabricação - Marcados por atividade manual de entretenimento e improviso a partir de uma ideia pré-existente.
As brincadeiras de cunho pedagógico ou livres estão sempre presentes na vida das crianças e por isso é tão fácil com que elas aprendam algum conteúdo através delas, por mais complexo que seja.
Trabalhar matemática é muito mais do que trabalharmos as operações fundamentais e conceitos.
Trabalhar matemática é treinar a atenção, a concentração e a capacidade de se resolver problemas frente as novas situações.
Objetivos:
  • Construir o conhecimento lógico matemático, através de material concreto.
  • Desenvolver a atenção, concentração e observação.
  • Despertar o espírito de cooperação e de trabalho em equipe.
  • Desenvolver o raciocínio lógico, repassando às crianças, noções de quantidade, forma, tamanho, número e representação numérica, sequência e ordem.
  • Permitir à criança, analisar, comparar, relacionar, classificar, ordenar objetos.
  • Verificar, reconhecer e comparar objetos, percebendo as características dos mesmos.
  •  Associar número / quantidade.


DICA DE ATIVIDADE

Alguns jogos são bem conhecidos e também de fácil acesso à qualquer criança em idade escolar, como o dominó, dados, contagem de peças ou unidades, atividades de somar e subtrair com cartões e desenhos e reconhecimento dos números e a ordem numérica.

·          BINGO DA TABUADA

Então dá para brincar de bingo e aprender a tabuada ao mesmo tempo? Claro que dá, e é bem mais fácil do que você imagina.

Para começar você vai precisar fazer as cartelas de bingo, que são os resultados das multiplicações. 


Se você fizer cartelas com 9 números, já será o suficiente para as crianças se divertirem e o jogo não demorar muito tempo.


Escolha o programa que quiser para fazer suas cartelas, no Word ou Excel, tanto faz.
Passando plástico transparente adesivo nelas, elas vão durar muito mais.
Você sorteia as multiplicações da tabuada e as crianças precisam preencher a cartela com os resultados corretos.
A proposta de trabalho de matemática para a escola infantil deve encorajar a exploração de uma grande variedade de ideias matemáticas relativas a números, medidas, geometria e noções rudimentares de estatística, de forma que as crianças desenvolvam e conservem um prazer e uma curiosidade acerca da matemática.
Fonte:http://novidadesdatiagilva.blogspot.com.br/2012/06/bingo-matematico-esta-atividade-ajuda.html



Gostou deste conteúdo?
Temos um curso 100% ONLINE de JOGOS MATEMÁTICOS.
CLIQUE AQUI e saiba mais.
COMPARTILHAR
    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comentários :

Postar um comentário