COMO AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM PODEM SER MELHORADAS NA ESCOLA



O QUE É, E QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM?

Olá pais e professores, tudo bem?

Na área da educação nem sempre é somente sucesso, muito pelo contrário, são infinitos os desafios que nós educadores encontramos em sala de aula.

Cada aluno tem a sua singularidade e o processo seletivo deve ser aplicado individualmente de acordo com a sua compreensão.

Como nem sempre os problemas de aprendizagem estão relacionados a causas educativas, nós como pais e professores devemos estar atentos e saber identificar estas causas, e principalmente, como intervir da melhor forma em cada uma delas.

Temos que ter a consciência que as Dificuldades de Aprendizagem podem ser melhoradas no ambiente educacional. 

Já os Transtornos de Aprendizagem necessitam de uma identificação e acompanhamento mais a fundo por toda uma equipe, pois são distúrbios neurológicos pontuais que dificultam a aprendizagem e execução de atividades pelas crianças.

Você sabe como identificar e intervir nestes casos?

Leia o conteúdo completo logo abaixo e se capacite.

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E AS DIFERENÇAS DO TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM

A área da educação nem sempre é cercada somente por sucessos e aprovações. Muitas vezes, no decorrer do ensino, nos deparamos com problemas que deixam os alunos paralisados diante do processo de aprendizagem, assim são rotulados pela própria família, professores e colegas.

É importante que todos os envolvidos no processo educativo estejam atentos a essas dificuldades, observando se são momentâneas ou se persistem há algum tempo.

O QUE É DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM?

A dificuldade de aprendizagem está relacionada aos problemas que não decorrem de causas educativas, ou seja, aquelas instâncias em que, mesmo após uma mudança na abordagem educacional do professor, o aluno continua apresentando os mesmos sintomas.
Isso aponta para a necessidade de uma investigação mais aprofundada, que determinará quais são as causas da dificuldade em questão.

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM?

A dificuldade mais conhecida e que vem tendo grande repercussão na atualidade é a DISLEXIA, porém, é necessário estarmos atentos a outros sérios problemas: disgrafia, discalculia, dislalia, disortografia e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).

Como identificar e avaliar as dificuldades de aprendizagem?

Para a identificação de alguma possível dificuldade de aprendizagem, o papel do professor é fundamental. 

Afinal, ele tem contato diário e próximo com o aluno, além de ter fácil acesso aos grupos que o cercam — família, amigos e outros professores. 

rotina da escola também é muito propícia para identificar queixas dos alunos que podem apontar (ou não) para casos de dificuldade de aprendizagem.

Mas é imprescindível que o diagnóstico seja feito diante de uma avaliação bem-feita com a equipe multidisciplinar.

Esta é uma medida indispensável, pois a realização de avaliações superficiais tem causado um aumento no número de crianças e adolescentes que são desnecessariamente submetidos a tratamentos medicamentosos.

Também é essencial que os profissionais tenham alguma forma de comunicação, já que todos eles vão influenciar o avanço e melhoria do aluno.

É importante que o pedagogo tenha ciência das atividades que estão sendo desenvolvidas pelos professores e o psicólogo saiba dos procedimentos realizados pelo psiquiatra, e assim por diante.

A própria família do aluno é mais indicada para assumir este papel, realizando o elo entre a equipe que realiza o acompanhamento multidisciplinar.

QUAL A DIFERENÇA ENTE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM?

Dificuldade de aprender é diferente de transtorno de aprendizagem. Alguns educadores, pais e outros profissionais confundem esses conceitos, o que pode levar a procedimentos equivocados que prejudicam o bom desenvolvimento da criança.

Dificuldade de Aprendizagem geralmente se trata de um obstáculo, uma barreira, um sintoma, que pode ser de origem tanto cultural quanto cognitiva ou até mesmo emocional.

E por este motivo o diagnóstico tem que ser feito o quanto antes, para que não haja consequências maiores.

Na Dificuldade de Aprendizagem geralmente o problema é resolvido no ambiente escolar com a ajuda do psicopedagogo e da família.

Já o Transtorno de Aprendizagem se trata de distúrbios neurológicos pontuais, onde a criança realmente não conseguirá aprender se não houver ajuda de uma equipe envolvida.
O cérebro nestes casos funciona de forma diferente, com dificuldades caracterizadas pela presença de uma disfunção neurológica, nestes casos mesmo sem apresentar desfavorecimento físico, social ou emocional, os portadores do distúrbio de aprendizagem demonstram dificuldade em adquirir o conhecimento.


Mas isto não significa que estes alunos são incapazes de aprender, mas é preciso que sejam orientados, ensinados de forma singular, cada um com seu caso específico, com atendimento contínuo é possível que seja reversível.

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